segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Crescimento e desenvolvimento ponderal e hábitos alimentares

 Sabe-se que muitos são os fatores que influenciam o crescimento e desenvolvimento de uma criança ou de um jovem. Deve-se, por isso, procurar saber quais são esses fatores e como acompanhar o crescimento das crianças, ou seja, calcular sua curva de crescimento, para saber se está dentro dos parâmetros de normalidade. O crescimento é o resultado da maturação óssea e pode ser dividido em três fases: o crescimento na primeira infância, de 1 a 3 anos, o da segunda infância, de 4 a 8 anos e a terceira fase, do 9 aos 17 anos.

Na primeira fase ocorre um crescimento de cerca de 25 cm no primeiro ano de vida, 12,5 cm no segundo ano e 8,5 cm no terceiro ano de vida, em média. É o período de maior crescimento pós-natal na criança e suas influências diretas são resultado de uma nutrição adequada. A segunda fase é uma fase de estabilização do crescimento, quando ocorre uma diminuição do crescimento por ano. As crianças crescem, em média, de 4 a 8 cm por ano e os fatores que mais influenciam diretamente o crescimento são de origem hormonal.

Na terceira fase, dos 9 aos 17 anos, percebe-se a diferenciação no crescimento entre  meninas e meninos, por conta da maturação dos caracteres sexuais secundários, ou seja, a puberdade. Nas meninas, a puberdade se caracteriza pelo aparecimento do botão mamário, dos pêlos pubianos e pelo surgimento da menarca. Esse processo geralmente ocorre entre os 8 e os 13 anos, e o estirão puberal ocorre 6 meses antes e 6 meses depois da menarca. Nos meninos, o estadio puberal ocorre entre os 8 e os 14 anos, caracterizando-se pelo crescimento testicular, peniano, e pelo surgimento de pêlos pubianos. O estirão puberal ocorre tardiamente em relação às meninas, geralmente dois anos depois, sendo, entretanto, maior do que nas meninas.

Como método de análise de crescimento, é importante fazer uso do gráfico de estatura e peso, o IMC e a observação do surgimento dos caracteres sexuais secundários. É importante que toda a criança seja acompanhada no seu crescimento para que se possa avaliar alguma anormalidade, e assim, diminuir os riscos de problemas no desenvolvimento.

Existem fatores que influenciam diretamente o crescimento de uma criança. Percebe-se que atividades físicas adequadas e regulares, um bom sono e uma boa alimentação são fundamentais para um bom desenvolvimento infantil. Na estatura final, fatores genéticos e ambientais são colaborativos no processo de crescimento.
           
Para o cálculo da estatura final, pode-se fazer a projeção baseando-se na altura dos pais. Somando a altura dos progenitores e subtraindo 13 – para meninas – ou somando-se 13 – para os meninos. O resultado deve ser dividido por dois, obtendo-se então a altura alvo do indivíduo, com uma margem de 8 cm para cima ou para baixo.
           
Outro cálculo importante a ser feito é o de IMC para idade. Em crianças, ele varia de acordo com o sexo e a idade. Há uma diminuição do IMC desde o nascimento até os 4 ou 6 anos, em média, quando ele começa a estabilizar-se. Para o cálculo do IMC infantil, divide-se o peso pela altura em metros quadrados O percentil deve estar entre 5 e 85. Com percentil maior que 95, a criança está com risco de obesidade. Quando o percentil estiver entre 85 e 95, a criança está com sobrepeso. Com o percentil abaixo de 5, a criança está abaixo do peso, o que pode indicar desnutrição. Esse cálculo permite chamar a atenção para um problema que, na vida adulta, pode significar doenças cardiovasculares, obesidade, ou desnutrição.


Isso levanta uma questão importante, que deve ser levada em conta: o que os alunos estão comendo no recreio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário