segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Sexualidade e prevenção de risco

Tratando da temática da sexualidade na escola, deve haver uma preocupação da instituição escolar com os riscos de gravidez na adolescência e de transmissão de DSTs e AIDS nessa faixa etária. A sociedade tem se alarmado com os crescentes números dessas ocorrências e, essa situação já se tornou questão de saúde pública.

Uma questão polêmica refere-se ao acesso dos alunos aos preservativos na escola. Existe a idéia de que o acesso à preservativos pode fomentar a prática sexual dos adolescentes. As pesquisas, no entanto, mostram que os jovens partem para a prática sexual mesmo com ausência de preservativos.



Outra discussão importante refere-se ao uso de dinheiro público para a aquisição desses preservativos. Os opositores alegam que os jovens brincam com os preservativos, sem utilizá-los para seu verdadeiro fim. Em contrapartida, os especialistas afirmam que os jovens devem familiarizar-se com os materiais antes de utilizá-los em sua prática sexual, já que o manejo descomprometido leva a uma maior intimidade com os preservativos.

É recomendada aos professores a realização de dinâmicas que visem facilitar aos alunos o contato com preservativos e também com a questão afetivo-sexual. É importante a troca de conceitos que levem a aulas de sexologia, nas quais os alunos aprendam noções de biologia, pela idéia de conversas sobre afetividade, ampliando o conceito de sexualidade nas escolas. Um exemplo dessa ausência de educação sexual se reflete no grande número de meninos que não assumem suas responsabilidades nos atos sexuais, tanto no cuidado contraceptivo   quanto   na   assunção de 
responsabilidades nos casos de gravidez.

Existe um projeto de lei que propõe uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação para disponibilizar preservativos nas escolas da rede pública. É uma iniciativa proposta de “cima pra baixo”, ou seja, sem consultar os profissionais da educação. Por isso, um amplo debate sobre sua implementação e as conseqüências dessa iniciativa desse ser iniciado, para que os professores tenham subsídios para lidar com essa situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário