segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Dimensões constitutivas do sujeito psicológico

Uma questão muito presente no cotidiano do educador que é com relação a quem é o aluno?

Para respondermos minimamente a essa pergunta precisamos conhecer um pouco o conceito de sujeito psicológico. É possível enumerar os fatores conscientes e os não-conscientes em um esquema de sujeito psicológico. No campo consciente, temos a dimensão biológica, cognitiva, afetiva e os sócio-cultural. Essas dimensões interagem como o meio, que é formado pela dimensão física, pela interpessoal e pela cultura.

É importante frisar que, quando se fala aqui em campo não consciente, não nos referimos ao inconsciente da teoria psicanalítica. Para exemplificar a diferença podemos pegar a fala: ao falar, fazemos uma infinidade de movimentos não conscientes (desde o movimento labial, retrações e circunvoluções da língua, até a intensidade da respiração), enquanto que, uma fala inconsciente envolve o não controle sobre o conteúdo daquilo que é comunicado.

A dimensão biológica está relacionada ao orgânico, corpóreo. A dimensão afetiva está intimamente relacionada aos afetos, aos sentimentos e aos valores. A sócio-cultural é aquela que herdamos do meio em que vivemos, passando a contribuir para sua transmissão através da comunicação, principalmente. Por fim, temos a dimensão cognitiva, que é a parte intelectual.

É muito comum especialistas olharem atentamente para uma dessas dimensões e, a partir dela, tirarem conclusões sobre o todo. Por exemplo, podemos lembrar determinadas especialidades médicas que visualizam apenas a dimensão biológica e, daí tiram conclusões se reportando ao sujeito como se o conhecesse um todo. Nosso aluno não é apenas um cérebro, não apenas uma criança que não quer participar das atividades, assim como não é apenas um aluno fadado ao fracasso por ter pais sem estudo etc. Cada dimensão, isoladamente, não determina o comportamento do sujeito.

 A compreensão dessas dimensões constitutivas do sujeito psicológico é uma importante aliada para que possamos trabalhar no sentido de contribuir para a formação do sistema de valores de nossos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário