A ação de projetar se estabelece inicialmente através de uma ação humana consciente, de um fazer responsável. A ação é algo que nos difere dos animais e das máquinas, já que ação pressupõe intenção, planejamento etc. Os animais e as máquinas reagem. Seu comportamento está sempre condicionado a um estímulo ou a uma necessidade imediata. Para a realização de um projeto, devem ser observados alguns itens, como o estabelecimento de metas, a antecipação de uma ação que depende de quem faz. É importante perceber que um projeto envolve riscos, que são, na verdade, uma possibilidade de criação. O projeto também não depende de coação, é a projeção de um desejo interno, de quem vai realizar a ação.
Um ser humano sem projetos é um ser sem vida. Vivemos em contato constante com nossos projetos. Somos determinados por eles. Outro fator preponderante em relação ao conceito de projeto é que, está diretamente ligado ao risco: algo condenado ao sucesso ou ao fracasso não deveria ser considerado um projeto. É necessário abrir espaço para que cada um faça de um modo pessoal e criativo.
Não cabe no conceito de projeto a coação. É importante que se queira. Ninguém pode ter um projeto pelo outro, pois se isso ocorresse, seria como se um ser vivesse pelo outro. É óbvio que há projetos pessoais e projetos coletivos. É importante frisar que quem projeta deve ser quem realiza. Um projeto deve ter alguns pontos de partida e de chegada.
O sonho e a ilusão permitem a vontade primeira de um projeto. Ilusão, vem de Illudere, do Latim, e está ligado à idéia de jogo, diversão, de ludicidade. O projeto requer o desejo de se realizar. Uma pedagogia de projetos parte do princípio que o desejo de aprender deve ser estimulado para que haja o desejo para a realização desses projetos.
Um projeto tem começo, meio e fim. Para alcançar o fim de um projeto, deve-se contar com uma parte operacional: organização e avaliação. A idéia de projeto na escola pode e deve ser associada à imagem de um rio. Esse modo de pensar permite compreender que é necessário fluência para que se desenvolvam projetos. Um rio tem cabeceira, tem um corpo e tem uma foz.
A cabeceira, que pode ser associado à idéia de cama e, portanto, de sonho, de esperança etc. Essas idéias podem ser associadas a planejamento, de avaliação e de trajetórias, de percurso. Ter projetos é ter metas. E as metas estão intimamente relacionadas a valores. Há metas válidas e metas que não são aceitáveis. Algumas metas devem ser cultivadas, estimuladas, e outras que devem ser combatidas ou transformadas. Esse raciocínio está no cerne do fazer pedagógico.
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