domingo, 17 de outubro de 2010

Interdisciplinaridade e transversalidade na educação – Prática em sala de aula I


Uma perspectiva sócio-interacionista das questões de gênero e cotidiano escolar e a abordagem de questões relativas ao temas transversais, ou seja, às questões relativas à formação ética e moral do sujeito é, provavelmente, o melhor caminho para se atingir os objetivos da educação em que acreditamos, ou seja, a viabilização desse sujeito crítico, ativo, autônomo, consciente e ético, capaz de construir sua própria história.



Sentimentos e afetos como tema transversal

Dentre os eixos propostos como principais temas transversais, estão presentes a Ética, a Pluralidade cultural, o Meio ambiente, a Saúde, a Orientação sexual e Temas locais. Esses eixos nos permitem abordar questões mais complexas na formação desse indivíduo que desejamos ajudar a formar.

A Pedagogia de projetos deve ser uma decisão coletiva e deve contar com adesão voluntária, ou seja, a partir do momento que um grupo decide trabalhar em um projeto, e de se esperar que outros profissionais optem por se envolver ou não nesse projeto.

Assista ao vídeo com o depoimento de uma diretora escolar sobre o assunto:


http://www.youtube.com/watch?v=I3TuDJecj4U

Como exemplo, avaliemos um projeto envolvendo questões de gênero que, podem ser abordadas por três enfoques diferentes: a Ética, a Orientação sexual e a Diversidade cultural. É preciso fazer, de início, uma primeira escolha, pois qualquer um desses temas permite uma aproximação bastante pertinente no que tange às questões de gênero como um todo em nossa sociedade. A escolha deve ser norteada pelo público, por faixa etária e pelo PPP da escola, dentre outros fatores.

Com adolescentes, a questão da orientação sexual está mais próxima da realidade deles, o que permite uma abordagem mais imediata. Com crianças, a abordagem pode ser mais proveitosa se tentar responder a indagações sobre quais são as questões éticas que justificam a igualdade ou a desigualdade de direitos e de obrigações de sujeitos em nossa sociedade.

É de fundamental importância saber que, sempre que se faz a opção por um eixo de discussão de qualquer tema transversal, sempre tem uma opção teórica, como sustentáculo. Para o tema das questões de gênero, as opções teóricas mais bem sucedidas tem sido a do Construcionismo Social e da Socialização de gênero. 



Construcionismo Social é uma vertente da psicologia social que estuda o nosso desempenho quando desempenhamos nossos papéis. A Socialização de gênero está vinculada à aprendizagem das relações de gênero e os papéis que aprendemos a desempenhar.

As questões de gênero estão atreladas a fatores como o sexo, ou mais precisamente, à determinante biológica masculina ou feminina do sujeito, aos significados que nós, individualmente atribuímos à essa condição definida geneticamente e, ainda, às relações de gênero, ou seja, às representações sociais definidas a partir dessa condição genética e seus efeitos como a hierarquização, dominação ou quaisquer outros.







Nenhum comentário:

Postar um comentário