domingo, 17 de outubro de 2010

Prática em sala de aula - Construção da rede

Um projeto deve ser realizado percorrendo uma série de etapas. A primeira delas é a Escolha do tema transversal, denominado geralmente de grande tema. Como exemplo, pegamos um projeto realizado com crianças de 10 a 11 anos de idade, no ensino fundamental, cuja grande tema escolhido foi o artigo XXVI da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), que versa sobre o Direito à educação.

A segunda etapa a ser percorrida é a da Aproximação ao tema. No caso do projeto em questão o professor optou por levar imagens e informações a respeito da educação no Brasil. Informações sobre a exclusão e a demanda estudantil no Brasil. Questões sobre jovens em idade escolar que não estão em sala de aula e de pessoas que gostariam de voltar a estudar foram discutidas, o que possibilitou aos alunos fazer a escolha de uma temática mais específica, através de sugestões. Cabe ao professor auxiliar orientando sobre as possibilidades que cada temática específica pode trazer de descobertas e aprendizado.

A turma elencou 5 temas específicos, a saber: Crianças fora da escola no Brasil, Educação para a paz e respeito, Crianças que não têm escola perto de casa, Trabalho infantil e educação no Brasil e Dificuldades nas escolas públicas. Após um rigoroso debate escolheram o Trabalho infantil e a educação no Brasil.

Uma vez feita a escolha do tema específico, chegamos à quarta etapa que é a da elaboração da pergunta que deve ser respondida pelo projeto, o que as crianças gostariam de saber sobre o tema específico a partir de seu próprio interesse. Essas são as questões que as crianças querem investigar durante o projeto:

  • O que o governo e as pessoas podem fazer pra ajudar as pessoas que estão sem escola?
  • O que a polícia faz quando vê uma criança sendo explorada?
  • Por que existe exploração no trabalho de crianças? Por que elas trabalham em serviços pesados se quem tem que trabalhar são os pais?
A próxima etapa envolve o planejamento do professor e a construção da rede, tendo como eixo, o Direito à educação, segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, o tema específico do trabalho infantil e a educação no Brasil e as questões elencadas na etapa anterior. Cabe agora ao professor organizar ramificações que possibilitem trabalhar os conteúdos relativos aos componentes curriculares.

O professor desse trabalho escolheu questões de matemática, como solução de problemas, porcentagem e frações; de português, como o trabalho com textos, relatos, discurso direto, pontuação e ortografia e, também conteúdos relativos ao estudo de história e ciências. Segue-se então a etapa em que se busca as respostas as perguntas que estão no centro da rede. O professor propõe atividades e pesquisas que os auxiliam nessa busca com ajuda dos conteúdos elencados anteriormente.

É necessário que se faça, em seguida, o registro do percurso das atividades, sua conexão com as disciplinas curriculares, e entre essas e  a temática original do projeto.

Na rede ao lado, temos:
1 Tema específico – O direito à educação;
2 Perguntas – 4ª etapa;
3 Componentes curriculares – Matemática, português, história e ciências;
4 Conteúdos específicos – Pontuação e ortografia, frações, o corpo humano, origem das desigualdades no Brasil etc.
5 Conteúdos desenvolvidos apesar de não previstos pelo planejamento

Ao longo dos trabalhos, surgiu um conteúdo imprevisto, devido à manifestação de uma dúvida surgida de última hora, como frações, questões relativas à história do Brasil ou questões relativas ao desenvolvimento do corpo humano afetados pelo trabalho infantil.

A composição de um texto final, demonstrando todo o percurso e os resultados obtidos pelos alunos, deu margem a um sistemático trabalho em que se pode desenvolver conteúdos como pontuação, ortografia, a reescritura e outros. Além dos trabalhos iniciais de interpretação dos textos informativos, de onde foram retiradas as informações inicias para elaboração do projeto.

Etapas de um projeto, resumo:

1 – Escolha de tema amplo relacionado à formação em valores e à cidadania;
2 – Estudos iniciais para aproximação do tema;
3 – Escolha de temática mais específica para ser estudada;
4 – Elaboração, por parte dos alunos, de perguntas;
5 – Planejamento envolvendo os conteúdos curriculares, estratégias e metodologia;
6 – Investigação coletiva em busca das respostas às perguntas;
7 – Composição de um texto de registro dos resultados obtidos.








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