terça-feira, 12 de outubro de 2010

Aprendizagem

É qualquer mudança interna do individuo, de onde se deduz uma relativa melhora em seu desempenho, resultante da prática. É de se esperar que essa aprendizagem resulte numa mudança permanente, sendo assim, para toda a vida do indivíduo.
É o processo de aquisição de informações e de incorporação de novos comportamentos. Para que aconteça, é necessário que haja uma interação de diferentes fatores: emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais.
A aprendizagem é o centro do processo educacional.
A ênfase educacional atual está centrada na aprendizagem. O professor é coautor do processo de aprendizagem, que é construído e reconstruído cotidianamente, e não mais o centro dele.
Através desse processo, descobrimos novas formas de comunicação, novas habilidades e competências.

Processos envolvidos na aprendizagem:
Estímulos sensoriais – é necessário que uma informação incida sobre os receptores para que se aprenda.
A atenção é necessária para que a gente receba a informação incidente em nossos receptores.
Quando de direciona a atenção sobre os estímulos, há a concentração que estimula a aprendizagem.
A percepção é um processo complexo e é responsável pela interpretação e codificação da informação. Em seguida ocorre a memorização, quando a informação é armazenada nas áreas da memória do córtex cerebral.
Por fim temos a aprendizagem, em que a informação é memorizada, incorporada e integrada no dia-a-dia da pessoa.

Tipos de aprendizagem

Aprendizagem por habituação – a partir da recordação de experiências anteriores – é o mais simples dentre os processos. Um estímulo que, habitualmente, produz uma reação de nosso organismo, com o hábito, isso deixa de acontecer. O principal efeito é que, com esse aprendizado, o individuo passa a selecionar a quais estímulos vai reagir. Esse processo acontece o tempo todo.

Aprendizagem social ou por modelagem – é tudo o que se aprende através das relações sociais, por imitação. A maior parte de nosso comportamento é aprendida dessa forma.
A forma como nós interagimos com o meio ambiente determina o comportamento daqueles que nos observam.
 Aprendizagem por condicionamento – consiste na simultaneidade de dois ou mais estímulos: um exercício que seja passado ao mesmo tempo em que se ouve a explicação de como fazê-lo faz com que, com o passar do tempo, o indivíduo deixe de requerer a explicação.

Aprendizagem por tentativa e erro – sempre que uma resposta for seguida por uma recompensa, será fortalecida, e seu contrário também. A força de uma resposta é proporcional à sua consequência imediata.

É possível separar a aprendizagem em duas categorias, a aprendizagem processual, que é a aprendizagem de tarefas que não requerem o pensamento consciente, enquanto a declarativa compreende tarefas que requerem atenção.

Domínios da aprendizagem

O domínio cognitivo refere-se aos conhecimentos, às informações ou capacidades intelectuais. Está ligado a habilidades de memorização, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação das informações.
O domínio afetivo refere-se aos sentimentos, às emoções, aos gostos ou atitudes. Está vinculado às relações sociais, à valorização e organização do meio ambiente da aprendizagem.
O domínio psicomotor refere-se ao uso e à coordenação dos músculos. Vinculado aos movimentos, às habilidades perceptivas e físicas e, também, à comunicação não verbal.

Tema para reflexão: Qual tipo de aprendizagem você usa mais com seus alunos? Seu comportamento perante seus alunos é planejado, com forma de aprendizagem? É possível melhorar suas estratégias após adquirir esses novos conhecimentos?

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