terça-feira, 12 de outubro de 2010

Neuroanatomia funcional: sistemas sensoriais – os cinco sentidos e a percepção



Visão - A pupila regula a quantidade de luz. Temos vários músculos que movimentam as pupilas. Temos a retina, onde incidem os estímulos que, através dos nervos ópticos são conduzidos até a região occipital do cérebro.
Audição – O conjunto auditivo recebe as ondas sonoras que estimulam a membrana timpânica. Essa membrana, através da vibração de estruturas ósseas, leva as informações até o córtex cerebral.
Gustação – As papilas gustativas existentes na língua captam as informações químicas das substâncias, transformam em impulsos elétricos e as transmitem ao cérebro, que processam essas informações.
Olfato – É muito semelhante à gustação. Capta as moléculas químicas presentes no ar, transformam em impulsos elétricos e as transmitem ao cérebro, que faz o reconhecimento dos odores.
Tato – O sistema periférico é formado por feixes de nervos que se conectam o corpo todo ao SNC. Esses nervos levam os estímulos à medula, que os transmite ao cérebro. Em algumas regiões, esses nervos estão em maior número, fazendo com que sejam mais sensíveis.

Percepção é o processo de organizar e interpretar os dados sensoriais recebidos do mundo externo. Avalia uma informação sensorial qualquer segundo uma elaboração interna. É fruto da manipulação cerebral das informações que nos chegam através dos sistemas sensoriais. Após recebermos determinado estímulo, nossa memória e nossa cognição formulam conceitos sobre o mundo e sobre nós mesmos, orientando nosso comportamento.
O grande exemplo de que esses conceitos são individuais é a resposta individual a um dado aroma que, para uma pessoa pode trazer à tona uma lembrança ruim, sendo assim avaliado negativamente, enquanto que, para outra, pode ser avaliado como um excelente perfume.
A interpretação depende de várias atividades cognitivas: a memória, seu grau de atenção, comportamento, linguagem etc.
 A percepção é uma atividade dinâmica e evolui/varia no decorrer de uma existência, pois seu desenvolvimento é gradual. Depende das expectativas, dos valores, das motivações e emoções com a qual está relacionada.

Tema para reflexão: Como você, professor, pode influenciar, de maneira positiva, a percepção que seus alunos têm dos estudos?

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