terça-feira, 12 de outubro de 2010

Doenças Neurológicas


Historicamente vemos um envelhecimento da população mundial, o que se verifica, também, no Brasil, devido ao avanço das tecnologias e da medicina. Um dado comprobatório desse envelhecimento da população é a queda da relação de 6 idosos para cada 12 crianças com menos de 5 anos que se observava em 1981 para a de 6 idosos para cada 5 crianças em 2004.
As mortes por doenças infeccioso-parasitárias têm diminuído ao longo dos anos, devido ao controle das endemias e ao avanço nos tratamentos. Em contrapartida, mortes causadas por doenças controláveis ou por causas externas têm aumentado.
Entre as dez principais causas de mortes de brasileiros, temos o AVC, que é potencialmente previnível e controlável.

Dentre os fatores de risco que causam morte, o tabagismo ocupa o primeiro lugar. Em 2005, aproximadamente 6000000 de pessoas morreram devido ao tabagismo. Vivemos cada vez mais em metrópoles e regiões urbanas. É necessário cultivar o hábito da boa alimentação e da prática de atividades físicas. É dever do professor orientar seus alunos para evitar que essas causas externas continuem matando as pessoas.


O consumo exagerado de fast-food faz com que nossas artérias sejam preenchidas por placas de arteriosclerose, estreitando os vasos, diminuindo eu até impedindo a passagem do sangue. A exibição do documentário Super Size me, proporciona a reflexão dos estudantes sobre os efeitos da má alimentação.

Exemplos de doenças neurológicas.
Um homem com 65 anos, com tremores demãos, as juntas rígidas, andando com passos curtos e o rosto sem expressão tem baixa produção de dopamina, o que é causado pela doença de Parkinson.
A doença que causa a desmielinização do SNC em episódios e que atinge com maior freqüência mulheres jovens é a Esclerose Múltipla. Entre os episódios é possível que a pessoa atingida se recupere.
Senhora de idade que tem perda de memória recente e com dificuldades de adequação social sofre de doença de Alzheimer.
Um senhor de idade, tabagista, com pressão alta, fica, subitamente com o lado direito do corpo mais fraco, com a boca torta e com dificuldades na fala foi vítima de um AVC.

Um menino com 4 anos de idade, gripada e na escola tem uma convulsão e, portanto sofre de convulsão febril.
Um adolescente apresentou nos últimos 6 meses 4 episódios descritos como convulsão. Sofre de epilepsia, uma condição neurológica e, a convulsão é uma possibilidade de crise epilética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário