terça-feira, 12 de outubro de 2010

A organização do SN

O Sistema Nervoso divide-se em SN Periférico e Central. O SN Periférico é uma rede conectada de neurônios que recebe estímulos do mundo externo e os repassa ao SNC, onde essas informações são integradas. O SNC é formado pelo cerebelo, pelo cérebro e pela medula espinhal. O cérebro é o órgão mestre do SN. Recebe, administra e responde as informações. Também é de onde vem o controle vital de nosso organismo.
Uma explicação para o cérebro ter esse formato todo retorcido é que a natureza precisou comprimi-lo para que coubesse em um espaço tão pequeno. Se o cérebro fosse liso e esticado, ocuparia dez vezes o espaço que ocupa.
O cérebro tem dois hemisférios.
Estruturalmente, os dois hemisférios são aparentemente simétricos, no entanto o direito é mais voltado ao raciocínio e à lógica, enquanto o esquerdo é muito mais verbal.

É possível também dividir o cérebro segundo os lobos cerebrais.

Lobo frontal é responsável por questões cognitivas, antecipação do pensamento e os movimentos.
Lobo parietal cuida das sensações, imagem corporal e localização espacial.
Lobo temporal está diretamente ligado à questão da aprendizagem. Contém o hipocampo, onde reside a memória.
Lobo occipital é o responsável pela visão.
Há ainda o cerebelo ou pequeno cérebro que tem, principalmente a função controle do movimento, no entanto, tem muita ligação com a aprendizagem, também.

A medula espinhal conduz os impulsos nervosos levando as informações até o cérebro e os controles cerebrais até a periferia. Lesões na medula podem fazer com que a pessoa fique paraplégica ou tetraplégica.
Neurônios são unidades básicas de funcionamento do SN. São células que desempenham funções diversas como a produção de neurotransmissores. Comunicam-se através de sinapses, que liberam as substâncias químicas que passam de um a outro neurônio.

As células Gliais dão sustentação às células nervosas,desempenham variadas funções cuidando dos neurônios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário