terça-feira, 12 de outubro de 2010

Ritmos circadianos – Ciclo sono-vigília

O que acontece durante o período em que dormimos? Em média dormimos um terço de nossa vida. Pra que serve esse período? Podemos considerar como perda de tempo?

O cérebro libera hormônios que têm efeito em diversos órgãos do corpo. Ela liberação de hormônios obedece a um ciclo durante o dia. Seu trabalho é diretamente influenciado pela luz solar.


O cortisol serve para dar aporte energético ao individuo. Estimula os efeitos imunológicos e antiinflamatórios.
O hormônio do crescimento é liberado durante as fases profundas do sono. Crianças com sono conturbado têm menores taxas de crescimento.
É possível investigar as fases do sono usando o aparelho chamado polissonógrafo. Ele faz um registro das atividades elétricas no cérebro durante o sono. Registra também movimentos oculares e contrações musculares.
Temos basicamente cinco estágios do ciclo do sono:
No 1° estágio, ou sono leve, a musculatura fica relativamente ativa, porém mais leve, acontecendo algumas contrações.
Nos estágios seguintes, 2°, 3° e 4°, vai-se aprofundando o sono. Diminuem o batimento cardíaco e a respiração,o cérebro começa a gerar ondas Delta. No 4° estágio, tanto a respiração quanto a atividade muscular são quase nulos e o cérebro passa a produzir ondas Delta.
O 5° estágio, ou estágio REM – Rapid Eyes Moviments – é quando muitas atividades cerebrais de acúmulo ou sedimentação do conhecimento acontecem. A atividade sináptica cerebral é bastante intensa, com a instauração de novas sinapses e a sedimentação de novos receptores cerebrais e é quando temos sonhos mais vívidos. Os olhos, nesta fase se movimentam rapidamente.
Em seguida tem a fase não-REM do sono, em que o organismo trabalha reparando as células danificadas durante a vigília.

Distúrbios do sono na infância

Despertares confusionais ocorrem principalmente nos primeiros cinco anos de vida em que as crianças acordam assustadas, suando frio, chorando e é muito difícil consolar.
Terror noturno ocorre principalmente a partir dos cinco anos de idade. A criança fica sentada na beira da cama com expressão de muito susto. Isto ocorre durante as fases não-REM do sono.
O sonambulismo ocorre em crianças e adolescentes e é quando a pessoa levanta e caminha, ainda dormindo.
O pesadelo atinge todas as faixas etárias.
Geralmente esses distúrbios são episódicos e não requerem uma atenção maior. Casos muito recorrentes são mais graves e precisam de acompanhamento médico.

Os dez mandamentos para uma boa noite de sono


1. Ter um horário regular para dormir e despertar.
2. Ir para a cama somente na hora de dormir.
3. Dormir em ambiente saudável.
4. Não fazer uso de álcool perto do horário de dormir.
5. Não fazer uso de medicamentos para dormir sem orientação médica.
6. Não exagerar em café, chá e refrigerante.
7. Fazer atividade física em horários adequados e nunca próximos à hora de dormir.
8. Jantar moderadamente em horário regular e adequado.
9. Não levar problemas para a cama.
10. Realizar atividades repousantes e relaxantes após o jantar.


Se nossa vida requer que durmamos por oito horas e trabalhemos por outras oito, fica um tema para reflexão: Você tem dedicado oito horas ao lazer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário